Economia de Francisco (Assis, 26-28 de março de 2020). Mensagem do Papa Francisco para o evento

4 MIN LEITURA

“O encontro está marcado para os dias de 26 a 28 de março de 2020. Junto com o Bispo de Assis, cujo predecessor, Guido, há oito séculos acolheu em sua casa o jovem Francisco no gesto profético de seu despojamento, conto em acolher vocês também.”

De 26 a 28 de março de 2020, o evento intitulado “Economia de Francisco” será realizado em Assis, uma iniciativa para a qual são chamados a participar jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo. Publicamos a seguir a mensagem que o Santo Padre Francisco divulga para a circunstância.

A mensagem é publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, 11-05-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis a mensagem:

Caros amigos,

estou escrevendo para convidá-los a uma iniciativa que tanto desejei: um evento que me permita conhecer quem hoje está se formando e está iniciando a estudar e praticar uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depreda. Um evento que nos ajude a estar juntos e nos conhecer, e que nos leve a fazer um “pacto” para mudar a atual economia e dar uma alma à economia do amanhã.

Sim, precisamos “re-almar” a economia! E qual cidade seria mais adequada para isso do que Assis, que há séculos tem sido símbolo e mensagem de um humanismo da fraternidade? Se São João Paulo II a escolheu como ícone de uma cultura de paz, a mim parece também um lugar que pode inspirar uma nova economia. Aqui, de fato, Francisco se despojou de todo o mundanismo para escolher Deus como estrela guia de sua vida, tornando-se pobre com os pobres e irmão universal. Sua escolha da pobreza também deu origem a uma visão da economia que permanece muito atual. Pode dar esperança ao nosso amanhã, para o benefício não só dos mais pobres, mas de toda a humanidade. É necessária, aliás, para o destino de todo o planeta, a nossa casa comum, “a nossa Mãe Terra”, como Francisco a chama em seu Cântico do Irmão Sol (…)

Fotos: Opus Day Communications Office (Domínio Público)

Economia de Francisco

Economia de Francisco e Clara

6 thoughts on “Economia de Francisco (Assis, 26-28 de março de 2020). Mensagem do Papa Francisco para o evento

  • 18 de novembro de 2019 em 16:56
    Permalink

    Gostaria de acompanhar e divulgar as reflexões e compromissos do resultado dos trabalhos do Encontro da Economia do Francisco, em São Paulo. Agradecida

  • 20 de novembro de 2019 em 13:52
    Permalink

    Grande criatura divina o papa Francisco!em tempos de guerras, como a que enfrentamos na América Latina, surgem vozes de paz, amor, justiça, cidadania. Muito sucesso e bençãos.

  • 19 de dezembro de 2019 em 14:59
    Permalink

    Certamente, não poderíamos ter um representante melhor para a nossa santa igreja, do que o Papa Francisco. Ele através da igreja representa um caminho de luz neste mundo de escuridão, onde os gananciosos provocam fome e morte. Que Deus, possa abençoa a sua vida, e colocar muita luz, sabedoria, na sua caminhada.

  • 19 de dezembro de 2019 em 15:01
    Permalink

    Certamente, não poderíamos ter um representante melhor para a nossa santa igreja, do que o Papa Francisco. Ele através da igreja representa um caminho de justiça, neste mundo de escuridão, onde os gananciosos provocam fome e morte. Que Deus, possa abençoa a sua vida, e colocar muita luz, e sabedoria, na sua caminhada.

  • 26 de dezembro de 2019 em 08:47
    Permalink

    Quando JORGE MARIO BERGOGLIO foi eleito e se tornou o PAPA FRANCISCO, pensei: finalmente temos alguém para exercer a função do papa humano e destemido que encontrei em “As sandálias do pescador”, de Morris West (lançado em junho de 1963), magistralmente interpretado no cinema por Anthony Queen, em filme lançado em 14 de novembro de 1968. (Conheci-os mais tarde.)

    Recomendo ambos, assim como o filme recém disponibilizado pela Netflix, “Dois Papas”.

    A literatura e o cinema, a arte em geral, podem também ensinar-nos muito. Nossos Papas eleitos leram milhares de obras ao longo de suas vidas, e certamente não deixaram de assistir os filmes de real valor cultural e ético. Inclusive a Basílica de São Pedro e as igrejas católicas têm riqueza artística incalculável.

  • 26 de dezembro de 2019 em 08:58
    Permalink

    Finalizando:

    O Papa Francisco completou 83 anos no dia 17 de dezembro (dois dias após o enterro da minha mãe): que tenha muita saúde para uma ainda bem mais longa vida!

    A HUMANIDADE PRECISAMOS DEMASIADAMENTE DELE! Talvez finalmente este milênio se diferencie dos precedentes, e o conhecimento e a cultura acumulados revertam em nosso próprio benefício, o das pessoas que hoje somamos 7 bilhões. 🙏🏻

    📖 Sônia 🕊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.